Home » Desassossegos, destaque, novidades

Nerd e Geek

27 May 2012 2,431 views 1 Comentário

Segundo uma definição de Lia Portocarrero Amancio,

…é o rapaz (ou moça) que nutre alguma obsessão por algum assunto a ponto de a) pesquisar; b) colecionar coisas; c) fazer música; d) escrever sobre (normalmente acompanhado de pesquisa); e) não sossegar enquanto não descobrir como funciona; f) não dormir enquanto o programa não rodar.

Nos anos 1990, o “Jargon File”, um léxico criado pela primeira geração de pioneiros da internet, definiu geek como “uma pessoa que escolheu a concentração no lugar da conformidade; alguém que busca objetivo (em particular, técnicos) e imaginação, não a adequação social padronizada. Geeks em geral sofrem de neofilia (atração por tudo aquilo que é novidade) e são adeptos de computadores”.

Em uma entrevista em 2007 ao Colbert Report, Richard Clarke disse que a diferença entre nerds e geeks é “geeks fazem acontecer.”

FONTE: Wikipedia

               Na última semana fui chamada de nerd na oitava potência. Me preocupei. No meu conceito, o fato é: nerds não tem vida social, poucos amigos, detestam conversar sobre outros assuntos que não sejam de seu interesse e, pior, são enfadonhos. Adivinha? Fui buscar na “literatura” (lê-se Wikipedia, até agora) o real significado da palavra. Como se não bastasse essa denominação, ao discordar, fui taxada de geek. Nossa!!! Cheguei em casa e corri pro “pastor” (meus alunos sabem do que estou falando). E foi aí que tive a certeza: sou nerd. Mas uma nerd moderna (geek): tenho amigos, sou eclética (prá quase tudo), tenho vida social (definitivamente depende da época do ano) e adoro conversar!

                O fato de querer adquirir mais conhecimento sempre e constantemente muitas vezes me incomoda. Detalhe: sou noiva de um nerd de décima quinta potência. Sabe aquelas crianças que desmontava tudo prá saber como funcionava? Pois é. Um espécime desses aterrissou na minha vida. Ele é nerd, mas…E eu também? Nunca tinha percebido isso.

                  Comecei lembrando de todas as fases da minha vida e definitivamente sempre fui uma nerd: passava o caderno a limpo faltando uma semana prá terminar a aula, só prá ter certeza que tinha entendido a matéria; pesquisava sobre tudo que despertava meu interesse (questões que a maioria das pessoas não sabia me responder)…mas sempre tive vida social.

           Tudo isso me fez crescer como pessoa e curiosa. Lembro de como aprendi a fazer resumos (sempre tive grande dificuldade em resumir): meu pai sentou comigo, fez eu ler toda a matéria, fechou o caderno e pediu que eu explicasse o que eu entendi…depois foi só escrever. Tive grande ajuda prá resolver problemas, mas sempre tive muito interesse em soluções. Ser nerd, no final das contas, não é tão ruim! Essa busca constante é cansativa, mas extremamente recompensadora.

                  E agora? No café da manhã de hoje, o noivex levantou outro assunto que achei interessantíssimo: os estágios do sono. Depois de uma breve explicação, comecei a imaginar diversas aplicações prá isso e já puxei meu note prá pesquisar…sim…porque sou uma geek!

Share and Enjoy

  • Add to favorites
  • Google Plus
  • Facebook
  • Twitter
  • Pinterest
  • LinkedIn
  • Email
  • RSS
1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars (No Ratings Yet)
Loading...Loading...


Deixe um comentário!

Coloque o seu comentário abaixo, ou link de volta a partir do seu site. Pode também subscrever estes comentários via RSS.

Seja cordial. Respeite o assunto do tópico. Não faça spam.

Pode usar estas tags:
<a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>

Este blog usa Gravatares. Para obter o seu próprio avatar-globalmente-reconhecido, por favor registe-se em Gravatar.