Home » Desassossegos, destaque, novidades

A profissão que me escolheu

15 October 2014 5,295 views 0 Comentários

1960882_521025018033902_5701841561877935010_oFaz 8 anos que fui escolhida. Apesar das dificuldades diárias, é o que gosto de fazer. E bem assim, ensino técnico. É onde consigo explicitar os erros e acertos diários da minha outra profissã
o (engenheira de segurança do trabalho).

Já pensei em abandonar uma das duas e até mesmo ambas. Trocar de área. Mas não! E é isso que me faz profe, a paixão pelo que eu faço. Gosto dessa troca, do espírito aprendiz, do anseio pelo aprendizado, das incertezas diárias, das confidências, do bom e mau humor, da vontade de crescimento, do anseio pelo novo, do redirecionamento de objetivos, da ânsia pelo saber e do sucesso! Vejo o meu sucesso estampado no rosto de muitos alunos que, ao conquistar o tão sonhado espaço no mercado de trabalho, voltam para falar sobre sua trajetória.

Mas a vida de profe não é feita só de sucesso. Por vezes, fracassamos, nos abatemos. Quando somos mal interpretados, desentendidos, confundidos e até mesmo enganados. Mas tudo é aprendizado. Hoje sou muito melhor do que ontem. Aprendi com esses também. E a eles agradeço, pois sem essas vivências não teria crescido como ser humano. Aprendi a ter muito mais paciência, mais humildade e, sobretudo, a lidar com as diferenças impostas pelo meio. E é isso que me cativa! Jamais desisti de um aluno sequer, pois acredito no potencial de todos seres humanos e na capacidade de crescimento individual. E é essa lição que procuro repassar: não é o colega que devemos superar, mas sim nossos próprios limites. Em tempos que o Google dá a resposta, precisamos reinventar as perguntas.

Enfim, é a profissão que nos escolhe. Acredito no poder dessa profissão que pode construir sonhos ou destruir esperanças. Temos uma enorme responsabilidade diante das agruras que a vida impõe a tantos alunos. Quero agradecer às carinhas ávidas pelo saber e que por diversas vezes me ensinam tanto. Não o saber do livro, mas o saber da vida! Meu eterno reconhecimento.

Por fim, gostaria de homenagear todos meus professores. Lembro de cada um de vocês. Dos mais severos aos mais afetivos. Todos foram imprescindíveis para meu crescimento. Não citarei nomes, pois são muitos. Quero que saibam que onde estiverem foram pessoas especiais, pois dedicaram-se imensamente por seus alunos. Vocês fizeram a diferença!

Feliz Dia do Professor a todos aqueles que ensinam e aprendem diariamente.

 

Share and Enjoy

  • Add to favorites
  • Google Plus
  • Facebook
  • Twitter
  • Pinterest
  • LinkedIn
  • Email
  • RSS
1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars (No Ratings Yet)
Loading...Loading...


Deixe um comentário!

Coloque o seu comentário abaixo, ou link de volta a partir do seu site. Pode também subscrever estes comentários via RSS.

Seja cordial. Respeite o assunto do tópico. Não faça spam.

Pode usar estas tags:
<a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>

Este blog usa Gravatares. Para obter o seu próprio avatar-globalmente-reconhecido, por favor registe-se em Gravatar.